sexta-feira, 2 de março de 2018

Depoimento no MPPE da vereadora Michele Collins, foi marcado por protestos do Povo de Terreiro de Pernambuco

Povo de Terreiro unido contra o racismo em frente ao Ministério Público de Pernambuco. O grito coletivo foi contra a vereadora racista do Recife, Michele Collins. Foto: Acervo Casa das Matas do Reis Malunguinho.

Depoimento no MPPE da vereadora Michele Collins, foi marcado por protestos do Povo de Terreiro de Pernambuco

O Povo de Terreiro de Pernambuco, no último dia 02/03, mostrou de fato como se faz movimento social. Protestamos pacificamente contra o racismo e a intolerância religiosa em frente ao MPPE - Ministério Público de Pernambuco, dizendo coletivamente #ForaMicheleCollins.

No dia de seu depoimento ao Ministério Público, para esclarecer sobre os crimes de racismo, incitação ao ódio e intolerância religiosa, que cometeu contra o Povo de Terreiro, a vereadora foi recebida com um organizado protesto dos terreiros. Ela se acovardou e não passou entre os grupos que reivindicavam respeito à Iemanjá. Contudo, os sacerdotes e sacerdotisas presentes firmaram o ponto e gritaram Fora Racista Collins!

O grupo de quatro advogadas negras, articuladas pelo nosso movimento em prol do povo de terreiro, deram um show de organização e nos representaram com forte veemência, na oitiva da vereadora. Houveram alguns entraves, como o temporário bloqueio da entrada de nossas advogadas na hora do depoimento de Michele, contudo, ao final, nossas representantes foram recebidas pelo promotor Westei Conde, para um diálogo sobre direitos humanos e a luta contra o racismo.

O processo segue, tendo como próximo passo, a oitiva dos terreiros pelo Ministério Público, no dia 22 de Março, às 10h.

Estamos orgulhosos do dia de hoje. Queremos deixar escurecido que queremos justiça e iremos até o fim nessa luta coletiva!

O POVO DE TERREIRO NÃO QUER SER REPRESENTADO POR QUEM NÃO NOS REPRESENTA. QUE ESTE RECADO FIQUE BEM DADO AOS CAPITÃES DO MATO! Pernambuco, hoje vive um difícil momento para o Povo de Terreiro. Para além dos permanentes crimes de racismo e intolerância que sofremos, ainda temos que lidar com o oportunismo de pessoas de dentro de nossas tradições que assumem cargos políticos e querem manipular os terreiros em favor do Estado. Mas a máscara já caiu há muito tempo!

COMPARTILHEM Boa notícia de nosso povo de terreiro!

Alexandre L’Omi L’Odò
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!