terça-feira, 15 de agosto de 2017

Palestra Malunguinho, líder do quilombo do Catucá


Palestra Malunguinho, Líder do Quilombo do Catucá

Por convocação do professor Rodrigo Correa, o historiador e mestrando em Ciências da Religião Alexander L'Omi L'Odò, o Prof. Dr. Marcus Carvalho e o historiador João Monteiro foram convocados à realizar uma palestra no próximo dia 21 de Agosto de 2017 na EREM Cândido Duarte, em Apipucos/Recife. 

O objetivo deste momento de troca de saberes entre pais, mães, gestores e gestoras, alunos e alunas, tem como meta despertar e fortalecer a identidade da Escola, no sentido de dar força a uma missão muito importante, a efetivação no currículo da lei 11.645/08 com toda comunidade escolar. A Cândido Duarte, primeira escola brasileira a ter um pé de Jurema plantado oficialmente em seu espaço interno, é protagonista de muitas atividades importantes entorno da figura histórica Malunguinho entre outras ações como a Semana do Meio Ambiente, Semana da Consciência Negra, plantio do baobá, etc. tem realizado nos últimos anos, muitas ações de repercussão importante na luta pelos direitos humanos e respeito à diversidade. 

Há uma proposta vigente de mudança de nome da escola. A sugestão geral é que ela seja a primeira escola no Brasil a se chamar EREM Malunguinho, como forma de homenagear esta importante figura da luta por liberdade de negros e indígenas de Pernambuco. Este processo está em andamento com a colaboração externa do QCM - Quilombo Cultural Malunguinho, e deve ter conclusão após todo o ciclo de debates, votação e aceitação da comunidade escolar, que já se demonstra simpatizante total, e com entendimento da importância desta mudança de nome e paradigma. O simbolismo dessa ação tem em vistas valorizar personagens históricos negros de importância na história do país, além de contribuir na luta contra a invisibilidade de heróis negros e negras na história, na luta contra o racismo, no fortalecimento da identidade afrodescendente dos membros da instituição etc.

A presença do Prof. Dr. Marcus Carvalho será um espetáculo à parte. Ele é o maior conhecedor da história do Quilombo do Catucá e da luta negra na primeira metade do século XIX que há. Professor titular de história da UFPE, tem feito grandes pesquisas entorno do processo da escravidão no "Atlântico Negro".

Contamos com a participação de todas e todos em nossa atividade dia 21/08 às 13h30. Venham e vamos trocar e fortalecer saberes negro indígenas.

Alexandre L'Omi L'Odò
Quilombo Cultural Malunguinho 
alexandrelomilodo@gmail.com

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!