domingo, 9 de outubro de 2016

Uso indevido de minha imagem em livro de Umbanda

Montagem com minha imagem na página 132 do livro. Registro de Carol Melo.

Uso Indevido de minha imagem em livro de Umbanda

Hoje fui comunicado de algo tão inusitado que ainda não estou acreditando. Já ri muito e estou tentando entender os motivos que levam uma pessoa a fazer o que fez...

Usaram minha imagem para ilustrar a página 132 cujo título do capítulo é "Guias Espirituais da Umbanda", no livro "Os Guias Espirituais da Umbanda e seus Atendimentos", de autoria de Lurdes de Campos Vieira, publicado pela Madras em São Paulo ano passado, 2015.

Em uma configuração muito estranha, a autora, ou o ilustrador(a) editaram uma fotografia minha (fotografia feita na abertura do Encontro de Saberes na UnB em 2010 em Brasília, publicada no site do Ministério da Cultura) colocando minha cabeça em um corpo que não é meu... Surpreendentemente ao lado de Lampião e um pirata... (?) talvez significando que estes supostos personagens são guias espirituais de Umbanda...

Detalhe da montagem de minha imagem em um corpo de um "gaúcho".

Quem me enviou estas imagens foi Carol Melo, fotógrafa parceira de luta que estava lendo o livro e foi deparada com esta situação. Peço obrigado por ter me enviado o material e a bibliografia.

Não vou negar que achei engraçado. Afinal, com esta publicação me elevaram à patente de guia espiritual de umbanda, ainda mais ao lado de Lampião... O pirata não entendi mesmo... hahaaahaha Será que os piratas andam baixando por ai também se dizendo guias? E Lampião? (...).

Ia comprar o livro hoje para ter esta prova cabal do uso indevido de minha imagem em publicação impressa nas mãos, mas não tem nas livrarias aqui, contudo já encomendei.

Capa do Livro "Os Guias Espirituais de Umbanda e seus Atendimentos" de autoria de Lurdes de Campos Vieira. Foto de Carol Melo.

Nem eu sabia que já havia morrido e virado guia de umbanda... E abandonando minha Jurema Sagrada. Nem Malunguinho consultaram pra ver se ele permitia. kkkkkkkkkkkk Achei uma comédia, não vou negar. Estou louco pra ler o texto integral do livro para ter uma opinião mais embasada sobre seu contexto.

Para piorar ainda colocaram minha linda cabeça em um corpo de um "véi" gaúcho eu acho, pelos trajes...Hahahahahha

É cada uma que essa vida nos apronta...

#Souguiadeumbanda
#AdeusJurema
#Nemmeconvocaram
#PQP
#UsoIndevidodeImagem

Alexandre L'Omi L'Odò
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!