sábado, 26 de março de 2016

Jan Vansina e os estudos sobre a tradição oral

Jan Vansina. Foto: Internet.

Jan Vansina e os estudos sobre a tradição oral

Decidi fazer esta postagem para contribuir nos estudos sobre tradição oral e história oral. Ao perceber a escassez de referências bibliográficas sobre este importante tema ligado as culturas africanas e indígenas, pesquisei Jan Vansina e percebi sua importância para nossa compreensão sobre o tema. 

Quase ninguém o cita em obras no Brasil. Não sei por quê... Contudo, pude ler um de seus clássicos textos "A tradição oral e sua metodologia" encontrado no primeiro tomo da coleção História Geral da África, cujo referência bibliográfica é:

VANSINA, J. A tradição oral e sua metodologia. In KI-ZERBO, J (org). História Geral da África: Metodologia e pré-história da África. Tomo I, São Paulo, UNESCO, 1982.

Uma grande obra. Confirmei sua decisiva contribuição sistematizada nos estudos da tradição oral e história oral. O texto é muito complexo e de grande conteúdo, sendo inclusive necessário (no meu caso) reler algumas vezes e voltar algumas páginas para compreender a profundidade do que ele produziu academicamente. Indico para todos e todas que desejam estudar a história da África e dos afro descendentes, além claro para quem estuda os indígenas. 

Bibliografia traduzida do inglês:

Vansina foi classificado primeiramente como um medievalista e etnógrafo, mas tornou-se conhecido como um dos estudiosos africanistas mais proeminentes. Em seu trabalho, ele enfoca a história das sociedades africanas antes do contato europeu, e é amplamente considerada como a principal autoridade sobre a história dos povos da África Central. Ele publicou amplamente sobre o assunto, incluindo um texto de referência sobre a história oral e interpretação factual. 

Sobre Vansina, o historiador David Praia escreve: "Em 1985, Jan Vansina Tradição Oral como História forneceu um quadro teórico em todo o mundo na tradição oral que rendeu quase todos os seus predecessores obsoletos.".

Um de seus mais importantes livros.

Vansina obteve seu doutorado em história pela Universidade Católica de Leuven em 1957. Ele é professor emérito da Universidade de Wisconsin-Madison e vive em Madison, Wisconsin.

Vansina foi amplamente referendado após dar assistência à Alex Haley (o autor em1976 do Novas Raízes: A Saga de uma família americana) onde ele decifrou várias palavras africanas que tinham sido proferidas a partir de ancestrais de Haley, determinando que eles eram de origem mandinga...

(Tradução livre minha).


Alexandre L'Omi L'Odò
Quilombo Cultural Malunguinho
Mestrando em Ciências da Religião 
alexandrelomilodo@gmail.com 

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!