quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Ilé Iyemojá Ògúnté - Resgatando a tradição da Jurema Sagrada de seus ancestrais

Participantes da reunião de Jurema. Foto: Acervo de Alexandre L'Omi L'Odò.

Ilé Iyemojá Ògúnté - Resgatando a tradição da Jurema Sagrada de seus ancestrais

Após mais de 20 anos sem realizar o culto da Jurema Sagrada dentro do Ilé Iyemojá Ogunté, no dia 11 de Agosto de 2015 nos reunimos para reviver e reativar a força profunda da tradição da casa. 

Foi um momento muito lindo e cheio de força e ciência. Os senhores mestres se fizeram presentes para retomar sua história por completo. Vivenciamos uma noite de emoção e de renovação. 

Estou muito feliz de ter podido me fazer presente neste dia. Ter podido cantar na mesa e compartilhar deste saber tão grandioso, que é o saber da família materna de minha iyalorixá e meu babalorixá. Saberes de Dona Leônidas da Costa. 

Estou de alma lavada. Leve e limpa. Feliz demais por dentro. Enfim a Jurema triunfou dentro da casa mais tradicional do nagô de Pernambuco. E os Orixás permitiram!!! 

Esta foi só um dentre as tantas que ainda iremos fazer. Afinal o Mestre Antônio mandou. E os Caboclos confirmaram. 

Parabenizo a atitude e persistência de Bárbara, que está na luta pelo fortalecimento do Ilé. Que a fumaça a proteja. 

Não poderia deixar de registrar este momento aqui no meu blog. Em breve virão mais escritos sobre este processo de retomada histórica do culto da Jurema no terreiro.  

Salve a Jurema Sagrada! 
Salve nossa corrente forte e inquebrável. 
Sobô Nirê Mafá.

Alexandre L'Omi L'Odò
Quilombo Cultural Malunguinho 
alexandrelomilodo@gmail.com 

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!