quinta-feira, 7 de maio de 2015

Verbo Oxunzar - definição e sentido

Alexandre L'Omi L'Odò oxunzando. Acervo pessoal.

Verbo OXUNZAR. 

Hoje decidi dar uma definição oficial ao neologismo criado por mim há algum tempo. O verbo OXUNZAR tem sido utilizados por muitos filhos e filhas desta grandiosa mãe de diversas formas... Outros até já o re-adaptaram à outros orixás, ao exemplo de xangozar, iemanjazar, ogunzar etc. (Nenhum fica tão bem quanto o da Oxum rsrsrrs). 

Verbo é a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar, entre outros processos: ação (correr); estado (ficar)... 

Portanto, OXUNZA
R significa estar em estado de Oxum. Ou realizar ações inspiradas por este Orixá. Ex: sair de casa bem vestido e feliz, é uma forma de Oxunzar... de estar em estado de Oxum (Belo, feliz e cheiroso... ); trazer felicidade para um coletivo... também é Oxunzar, pois a pessoa levou o odú ayó para todos... e isso é coisa de Oxum. Neste contexto tudo que é de "obixé" (odú de total felicidade e riqueza no jogo de Ifá do nagô de Pernambuco) é Oxunzar. Fazer amor gostoso... passar no vestibular, amar grandiosamente, fazer boa comida, se divertir, brincar, ser inteligente, ficar rico, se amostrar e "dar pinta"...  (rsrsrsrs), ser sensível, brigar por causas nobres, ser maternal, incomodar os recalcados etc. tudo isso e mais um monte de coisa pode pertencer ao significado em ação e forma deste verbo.

Conjugação no presente (conjuga-se em todos os tempos):

Eu oxunzo
Tu oxunzas 
Ele oxunza 
Nós oxunzamos 
Vós oxunzais 
Eles oxunzam

Façam o devido uso deste neologismo em seus cotidianos. Afinal, Oxunzar é fundamental para uma vida feliz em harmonia com a força maior de nossa grande mãe Oxum,  dona das águas doces, fonte de vida e de amor. 

COMPARTILHEM.

Alexandre L'Omi L'Odò​
Quilombo Cultural Malunguinho
www.alexandrelomilodo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!