sábado, 9 de maio de 2015

A ciência dos Encantados - Documentário 22'min



A Ciência dos Encantados

Uma viagem ao universo encantado da Jurema Sagrada. A árvore, o culto, as cidades, a bebida, os caboclos. Uma tradição religiosa que teve início com os índios que habitavam a região do Nordeste brasileiro e recebeu influência dos cultos afro-brasileiros e do cristianismo europeu. Quem bebe a Jurema, vê o mundo inteiro. É o encanto dos vivos e a ciência dos encantados. 

Ficha técnica:

Documentário Etnográfico TCC curso de Jornalismos da Universidade Católica de Pernambuco - 2007.

Direção/Produção/Roteiro: Joanna Mendonça, Roberta Pena, Talita Corrêa.

Imagem: Nildo Ferreira
Edição: Leo Alfinete.
_____________
Este lindo documentário foi muito elogiado pela bancada examinadora da universidade Católica de Pernambuco e teve ampla divulgação por parte do QCM - Quilombo Cultural Malunguinho, através de um de seus coordenadores, o Alexandre L'Omi L'Odò. Como entrevistado, o pesquisador contribuiu para a formação do contexto de roteiro deste trabalho, pontuando nas suas falas elementos que possibilitaram um melhor aproveitamento e entendimento do tema, que em 2007 era muito pouco discutido e conhecido. Este documentário é revolucionário por trazer parte fundamental da teologia da Jurema, mostrando inclusive sacerdotisas deste culto com mais de 100 anos de idade, como é o caso da saudosa Mãe Biliu, juremeira falecida aos 107 anos de idade.

Após mais de 7 anos guardado no acervo do QCM, decidi publicar para contribuir na formação intelectual e teológica do Povo da Jurema. Que precisa a cada dia mais de trabalhos que ajudem a termos auto-estima com esta religião tão discriminada historicamente.

Salve a Jurema Sagrada e Salve Malunguinho. Este trabalho é motivo de orgulho para todos nós.

Divulguem!

Alexandre L'Omi L'Odò
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com 

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!