quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Reabertura do Palácio de Iemanjá (Casa de Pai Edu) - Noite Negra do Exús


Reabertura do Palácio de Iemanjá
Noite Negra do Exús

UM RECOMEÇO

Muitos boatos

Muitas especulações
muitas histórias
e estórias...
Muitos amigos
Muito interessados
Muitos momentos
E MUITAS PERGUNTAS
muito axé e
muita mas muita fibra... 
 
Obrigada à Iemanjá, obrigada à Zé... Tudo o que tenho hoje é ao que devo para que vim nessa caminhada que descobri...  
 
Obrigada à Oyá (Yá mi) que junto à Oxum me dão força e sabedoria com pouca idade mas cabeça e tranquilidade nos piores momentos e nas alegrias... 
 
Peso é carregar uma responsabilidade que não vem com a idade e sim com PERSONALIDADE E AXÉ.  
 
Desculpem mas não posso deixar de escrever estas palavras:  
 
Após um período de pausa tenho a felicidade de informar e convidar a todos (que pensavam que iríamos virar museu) e a todos os amigos que nos ajudaram e acreditaram em nós, quem não acreditava e passou a acreditar, quem acreditou na casa Palácio de Iemanjá... Anunciamos um recomeço; como as ondas do mar que a cada dia se renovam, renovamos nossas forças e esperança por amor ao Orixá e à Jurema. Isso mesmo... amor, é o que nossa religião precisa e todos nós precisamos; mas quem sou eu para estar dizendo isso? Alguém que sabe e ainda tem muito pra saber o que é realmente O AMOR AO ORIXÁ, e o que significa a fumaça...
 
O que significa a história de uma casa que está completando 60 anos, uma casa que sofreu perseguição de uma instituição que era para protegê-la. E que hoje está sendo reconhecida ''OFICIALMENTE'' pelo Estado. Uma casa que sofre especulações, uma casa alvo muitas vezes de piada após um momento difícil... mas não nos abatemos... Porque confiamos na nossa fé. Em memória ao meu pai Eduim Barbosa da Silva, filho de Yemonja Sessu; tenho a honra de junto com a família de santo do Palácio de Iemanjá anunciar a reabertura da casa.
 
Sabemos o que vivemos ontem, mas viveremos o amanhã com mais força e axé...  
 
Mas antes de mais nada, uma casa de Candomblé e Jurema... DE RESPEITO
A casa de Iemanjá e de Zé Pelitra!!!
 
Iremos cantar e dançar para Exu, o começo de tudo...Porque sem Exu não se faz nada!
Axé.
 
Serviço:
 
Reabertura do Palácio de Iemanjá
Festa - A Noite Negra dos Exús
Data - 24 de Agosto de 2012
Horário - A partir das 19h 
Local - Alto da Sé em Olinda/PE
Contatos: 81. 8871-0057 / 3429-1064

_________________________________
A cima, publico texto integral de Juliana Barbosa da Silva (Juliana Bison), filha de Pai Edu. Ela, é uma das herdeiras da história deste magnífico babalorixá da nossa tradição. 

Mais de um ano se passou após a transcendência espiritual deste baluarte negro. Hoje ele compõe o panteão dos Esá (Babá Egun) da tradição nagô pernambucana. Toda comunidade de terreiro vibra com esta reabertura que nos garante a continuidade de seu legado. A Casa, hoje passa por um processo de inventariação (INRC) pelo IPHAN, para ser reconhecida como patrimônio histórico material e imaterial, devido a sua grande importância nacionalmente. Isso tudo é motivo de orgulho para o povo de terreiro. Devemos ir, vibrar, cantar, danças, comer, discutir e doar axé e ciência da Jurema para que mais força se concentre em torno deste patrimônio de todos nós.

Valeu pai Edu!!!


Alexandre L'Omi L'Odò
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!