segunda-feira, 23 de abril de 2012

Inauguração da Sede Nacional do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa – INCTI - 25 de abril 2012

 

Inauguração da Sede Nacional do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa – INCTI
                       
O Instituto de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI), realizará a inauguração da sua Sede Nacional no dia 25 de abril  2012 às 18h30 na Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro, ICC Sul Subsolo, Sala BSS 135/138. Nesse mesmo dia, o Instituto realizará também o I Encontro Nacional de sua rede de pesquisadores, evento que se encerrará no dia 26/04.

O INCT de Inclusão, instalado na Universidade de Brasília desde 2009, forma parte do conjunto de 122 INCTs, todos eles grupos de pesquisa de projeção nacional e internacional que se dedicam a temas considerados estratégicos para a nação.

O INCTI tem como um de seus objetivos principais consolidar um Banco de Dados, o mais completo possível, acerca de todas as políticas de ações afirmativas que estão sendo implementadas atualmente nas Instituições públicas de Ensino Superior no Brasil. Esse Banco de Dados é alimentado por um observatório dos processos de inclusão em andamento, através dos editais, resoluções de conselhos, portarias, termos de adesão, entre outros.

A Sede do Instituto a ser inaugurada no dia 25 de abril próximo na UnB já conta com instalações amplas e equipadas, incluindo auditório e salas de pesquisa, além de uma biblioteca especializada em ações afirmativas, inclusão e interculturalidade, uma hemeroteca, clippings de jornais e um conjuntos de gravações em áudio e em vídeo de centenas de debates sobre as cotas realizados ao logo de mais de uma década em inúmeras universidades brasileiras e de vários países da América do Sul. Esse conjunto articulado de fontes de pesquisa já constitui, provavelmente, o acervo mais importante existente no país sobre a memória do processo de luta pelas ações afirmativas para negros e indígenas nas universidades brasileiras.

Um dos produtos mais importantes que o INCTI já consolidou com base no seu Banco de Dados é o Mapa das Ações Afirmativas, de grandes proporções, que localiza todos os campi das 125 Instituições Públicas de Ensino Superior que já aderiram às ações afirmativas e sintetiza com precisão a imensa variedade de modelos por elas implementados.

O INCTI opera, em todas as suas ações, na perspectiva de uma dupla inclusão: inclusão dos negros e indígenas em todo o espectro da hierarquia acadêmica (graduação, pós-graduação, docência e carreira de pesquisa); e inclusão dos mestres e mestras dos saberes tradicionais (negros, indígenas, e demais povos e comunidades tradicionais) como docentes e pesquisadores das nossas instituições públicas de ensino e pesquisa através do projeto Encontro de Saberes.

A consolidação do INCT de Inclusão na mais alta esfera da pesquisa científica brasileira é resultado de um grande movimento intelectual e político, multiétnico e multirracial, que articulou acadêmicos, intelectuais, movimentos sociais, organizações indígenas, quilombolas, redes religiosas de matriz africana, associações culturais, artísticas e de ofícios, órgãos públicos, entidades privadas e sociedade em geral, todos articulados na luta pela inclusão étnica, racial e social no ensino superior e na pesquisa.

A inauguração contará com a participação da Rede plena do INCTI: pesquisadores, coordenadores dos Núcleos regionais, professores, parceiros dos movimentos sociais, lideranças indígenas e quilombolas, estudantes negros e indígena.

A cerimônia de inauguração incluirá uma celebração espiritual a cargo do juremeiro e líder religioso Alexandre L'Omi L'Odò do Quilombo Cultural Malunuginho/PE e da Pajé do Xingú/AM Mapulo Kamayurá,  mestres e mestras dos saberes tradicionais com quem o Instituto dialoga desde a sua criação, e uma celebração gastronômica, com vários sabores do Cerrado preparados pela mestra quilombola Lucely Pio. 

Maiores informações em:

Curtam a página do Encontro de Saberes no facebook:

 José Jorge de Carvalho 
Coordenador Geral do Instituto de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa.

 
_________________________________________
Convido amigos e amigas para participar deste momento fundamental para o avanço das políticas afirmativas e de reparação no Brasil.

ALexandre L'Omi L'Odò
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!