segunda-feira, 4 de julho de 2011

12° Encontro Pernambucano de Coco


PETROBRAS E MINISTÉRIO DA CULTURA APRESENTAM

12º ENCONTRO PERNAMBUCANO DE COCO

O 12º Encontro Pernambucano de Coco, acontecerá em 2011 nos seguintes municípios pernambucanos e nas respectivas datas: Ipojuca - Porto de Galinhas (Praça Beira Mar), nos dias 01 e 02 de julho de 2011. Olinda - Praça do Carmo, nos dias 08 e 09 de julho de 2011.

O evento que já é tradição no calendário das festas populares de Pernambuco e vem mantendo viva a cena do coco de roda da região.

O festival é tido como único no gênero, e foi aproado no 3° Edital Petrobras Cultural - Festivais de Música,
projeto patrocinado pela petrobrás com o incentivo do ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), que selecionou 23 projetos em todo Brasil.

Na série dos festivais independentes de música, são grandes as expectativas para o 12° Encontro Pernambuco de Coco. Na programação constam as seguintes ações: Aula Espetáculo e Oficina de Coco e Ciranda com os Mestres Griôs do Ponto de Cultura Farol da Vila Coco de Pontezinha, Roda de Mestres do Coco Pernambucano, Exposição Mestres do Coco Pernambucano (projeto de categoria artes visuais, vencedor do 1º Prêmio de Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras, patrocinada pela Petrobras, Ministério da Cultura e Cadon - RJ), Exibições de Vídeos (Cineclube).

Há 12 anos atrás, o projeto cultural Encontro Pernambucano de Coco, nasceu para resgatar, preservar e dar manutenção a manifestação e ao folguedo popular do coco na região nordestina, criando condições de Intercâmbio e sustentabilidade das matrizes culturais, regatando também a dança peculiar da brincadeira e também fortalecendo os grupos culturais existentes e em formação. É com esse perfil, que o Encontro Pernambucano de Coco vem levando adiante sua forma de atuação, e neste ano de 2011, com realização do festival em municipios pernambucanos distintos, o projeto vem contribuindo definitivamente para a cena regional da música popular, transformando e fortalecendo o coco em potencialidade cultural imaterial do Brasil.

Na comemoração dos 12 anos do Encontro Pernambucano de Coco, toda a programação do projeto acontecerá com acesso gratuito ao público em geral. Em Ipojuca/PE, durante dois dias, o festival será o atrativo a parte da Praia Mais Bonita do Brasil, Porto de Galinhas, conotando o coco de roda como produto de exportação e entretenimento, aos turistas e visitantes nacionais e internacionais de Pernambuco. 
Em Olinda/PE (Cidade Monumento, 1ª Capital da Cultura Brasileira e Patrimônio Cultural do Mundo), durante dois dias, o Encontro Pernambucano de Coco promoverá várias atividades sócio-culturais no sítio histórico do Carmo: Shows, Exposição, Cinema, Aula Espetáculo e Oficina Cultural e Roda com Mestres e Griôs. Contará ainda com a participação do Patrimônio Vivo e Comendadora da Ordem do Mérito Cultural '' Dona Selma do Coco'' e os Mestres Griôs Galo Preto, Goitá, Roberto Cocada, Dié, Guitinho, entre outros.

A Roda de Mestres abordará como discussão o Encontro Pernambucano de Coco e A ação Griô Nacional, com a participação de mestres, griôs, gestores público e da sociedade civil.

Maiores informações acesse: 

PROGRAMAÇÃO

12° ENCONTRO PERNAMBUCANO DE COCO

IPOJUCA – PORTO DE GALINHAS - PRAÇA BEIRA MAR

Sexta, 01/07/2011

14h00 – Exposição "Mestres do Coco Pernambucano".

20h00 - Shows – (Patativa e Topogigio, Coco Renascer, Grupo Cultura Indígena Fethxa e Coco de Praia).

Sábado, 02/07/2011

14h00 – Exposição "Mestres do Coco Pernambucano".

19h00 – Cinema na Praça com os Vídeos: "Mestre Galo Preto" e " A Hora do Coco".

20h00 - Shows – (Pinto do Mato e Maturi, Coco do Mestre Zezinho, Zé de Teté e A Cocada).

OLINDA – PRAÇA DO CARMO

Sexta, 08/07/2011

14h00 - Exposição ''Mestres do Coco Pernambucano''.

14h30 – Aula espetáculo e Oficina de Coco e Ciranda.

20h00 - Shows – (Coco do Mestre Goitá, Chinelo da Iaiá, Mestre Galo Preto e Aurinha e Rala Coco).

Exibição do Filme "Galo Preto, O Menestrel do Coco".

Sábado, 09/07/2011

14h00 - Exposição ''Mestres do Coco Pernambucano''.

14h30 – Roda de Mestres e Griôs.

19h00 – Cinema na Praça com os Vídeos: " Zé de Teté" e " A Hora do Coco".

20h00 - Shows – (Coco do Mestre Dié, Toadas de Pernambuco, Selma do Coco e Grupo Bongar).

__________ 
Gente, publico aqui programação oficial do 12° Encontro de Coco. Este é um ótimo momento para os reencontros entre os mestres e mestras desta tradição. Parabenizo a produção do Farol da Vila, pois eles especialmente na pessoa de Marcos levam a frente um projeto mais que necessário para a tradição do coco e seus artistas.


Alexandre L'Omi L'Odò
Produção do Mestre Galo Preto
alexandrelomilodo@gmail.com

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!