quarta-feira, 2 de junho de 2010

Pombojiras, Marias Padilhas e muito Exú Fêmea na casa do antropólogo Roberto Albergaria

Soterópolis - Roberto Albergaria



"Filho de Santo de Santo" do antropólogo e escritor Júlio Braga de Oyá, o Professor Roberto Algergaria, que neste vídeo se intitula "dublê de antropólogo", é um colecionador de imagens de Pombojiras e Marias Padilhas, tem quase um "museu de pombojiras" em sua casa.

O site do IRDEB- Institudo de Rádio Difusão Educativa da Bahia, Portal Multimídia, realizou a entrevista. No site você pode encontrar o Catálogo de Vídeos, é muito interessante.
Com o título de Soterópolis, uma série de entrevistas serão postadas com baianos intelectuais de Salvador.

Após ter assistido este vídeo, digo: Ninguém pode deixar de ver, analizar, rir, se divertir e acima de tudo compreender de forma muito lúdica um pouco do imaginário da umbanda através da fala do Albergaria.

Mojibá Pombojira, Salve Maria Padilha nas encruzas do mundo!

Roberto Albergaria, antropólogo, mostra sua coleção excêntrica e conversa sobre machismo, feminismo, hipocrisia, sexo, religião, verdade, vida, despacho, moral de jegue, e suas mulheres “miseravonas”.

Confira esta maravilhosa entrevista, descontraída e engraçada, que traz uma reflexão sobre o que é certo e errado no imaginário sobre o feminino.

Post original: http://www.irdeb.ba.gov.br/tve/catalogo/media/view/120

**Desculpem a mal colocação do vídeo aqui, mas o HTML deste vídeo não sei alterar para colocá-lo nos padrões do Blogspot ainda ok. Mas dá pra assistir sem problemas.

Alexandre L'Omi L'Odò.
Pesquisador do Mapeamento dos Terreiros
de Recife e Região Metropolitana
alexandrelomilodo@gmail.com
81. 8887.1496

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!