terça-feira, 13 de outubro de 2009

Do Olho do Peixe

Do Olho do Peixe, Peixinhos mostrando ao mundo sua cara!

Grupo Fotográfico Do Olho do Peixe - Peixinhos – PE - BR


Foto: Suco


Apresentação

****

O Grupo Fotográfico Do Olho do Peixe é formado por nove jovens de Peixinhos, em Olinda, e há dois anos vem desenvolvendo um trabalho de reflexão sobre o cotidiano do bairro por meio da interação entre a população local e a fotografia. O grupo tem sido responsável, nesse período, por uma renovação da memória visual da localidade, por meio do registro cotidiano das ações e modo de vida da comunidade, e pela elaboração de um novo olhar sobre o bairro que vem sendo tema de mostras e debates promovidos pelo grupo através de parcerias com fotógrafos e instituições.


Foto: Ana Paula


O foco na relação que cada um constrói com o espaço em que mora está entre as discussões propostas pelo Do Olho do Peixe. O grupo tem procurado dar visibilidade aos personagens e às atividades sociais e artísticas do bairro por meio de mostras realizadas nos principais pontos de circulação da comunidade, a exemplo do Centro Cultural Nascedouro de Peixinhos e do Mercado Público. É nesses locais, também, que os integrantes procuram despertar o interesse da população local para a fotografia enquanto ferramenta de expressão e canal de diálogo sobre a vivência no bairro.


Foto: Alexandre L'Omi L'Odò


Dessas trocas surgiu a necessidade de ampliar a iniciativa começada em 2007, quando o grupo foi formado em uma oficina ministrada por integrantes do grupo Um Outro Olhar, de Minas Gerais, e buscar novas formas de participação social. Assim, o Do Olho do Peixe buscou o apoio da fotógrafa Michelle Soares, que integrou o grupo Um Outro Olhar, e agora reside na Espanha, e da conversa surgiu o projeto Peixinhos / La Mina. O objetivo da atividade é criar um intercâmbio entre os jovens de Peixinhos e os jovens do bairro de La Mina, em Barcelona, em que eles conversem, por meio da fotografia, sobre suas respectivas formas de viver e se relacionar com a comunidade em que vivem.


Foto: Alexandre L'Omi L'Odò


A iniciativa gerou uma nova oficina de fotografia em cada localidade, agregando novos integrantes ao Do Olho do Peixe e iniciando a formação de um coletivo no bairro de La Mina, e o resultado dessa nova produção fotográfica vai proporcionar, nos próximos meses, uma troca de percepções sobre o cotidiano de cada bairro. O projeto prevê, ainda, a realização de exposições em Peixinhos e em La Mina com o resultado da conversa entre os jovens dos dois bairros e a visita de cada grupo ao país de origem do outro como fechamento do intercâmbio. A efetivação dessa última etapa está em negociação por meio de parcerias com instituições e com o Consulado Espanhol e de resultados de editais de incentivo realizados na Espanha.


Foto: Adeíldo Massapê


Histórico


O grupo Do Olho do Peixe surgiu em 2007 durante uma oficina de fotografia realizada no bairro de Peixinhos pelo grupo Um Outro Olhar, de Minas Gerais. O grupo mineiro foi convidado pelo coordenador da Semana de Fotografia do Recife, Mateus Sá, para ministrar a oficina depois de conhecer o projeto naquele ano no Encontro de Inclusão Visual do Foto Rio. A convergência desse projeto resultou em uma oficina que despertou em alguns dos jovens moradores o desejo de continuar o trabalho, que agora completa dois anos.


O Do Olho do Peixe é formado por Adeildo Massapê, Joyce Hakinahua, Leonardo Barbosa, Jéssica Ewelyn de Souza, Willington Gomes, Sérgio Lisian, Alexandre L’Omi L’Odò, Ana Paula Cruz e Ivan Oliveira Jr. O grupo conta, hoje, com o acompanhamento de Ana Lira, do Grupo Paspatu de Fotografia.


Foto: Guga

Contatos


Adeildo Massapê – (81) 8847-2344

Alexandre L’Omi L’Odò – (81) 8887-1496 | 3244-2336

Ana Lira – (81) 8633-6279

Email: doolhodopeixe@gmail.com



Este antigo cartaz confeccionado na tora por Alexandre L'Omi L'Odò e Sandro Santana, nem chegou à ser impresso, mas é memória nossa também. Coloco aqui apenas por registro, talqual assim a logomarca que está no topo desta matéria.

*O texto fundamental é de Ana Lira.
**Todas as fotografias foram tiradas com máquinas Plac-plac sem flach, com ISO 100 e no horário da tarde.


Alexandre L'Omi L'Odò
De Peixinhos para o mundo!
alexandrelomilodo@gmail.com

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!