quinta-feira, 17 de setembro de 2009

I° ENCONTRO MUNICIPAL DE JUREMA EM JABOATÃO DOS GUARARAPES/PE


I° ENCONTRO MUNICIPAL DE JUREMA

“A Jurema pode ser considerada a religião primaz do Brasil, de forte relevância no nordeste e norte do país. Estas religiões de matrizes indígenas com suas nuances africana e portuguesa, sempre estiveram associadas às manifestações da religiosidade popular e às classes menos favorecidas, historicamente desassistidas em sua Cidadania e quanto aos Direitos, também historicamente estas referências culturais estiveram à margem dos padrões determinados pelos poderes hegemônicos. Uma matriz de multiculturalismos enquanto patrimônio imaterial ainda não devidamente reconhecido pelo Município e Estado.


Com a necessidade de promover difusão dos conhecimentos tradicionais voltados às suas matrizes, na perspectiva de manutenção da tradição e o fortalecimento do segmento, a REDE de TERREIROS DE JABOATÃO DOS GUARARAPES junto com o Quilombo Malunguinho, propõe o I° Encontro de Jurema, um encontro anual, e o primeiro encontro temático do Povo da Jurema de toda a região.

Em setembro, o Governo do Estado de Pernambuco – SR. Eduardo Campos, estará assinando o projeto de lei (já aprovado na Assembléia Legislativa, apresentado pelo Deputado Isaltino Nascimento) que promove o quilombola Malunguinho como herói da resistência pernambucana, personagem que também é uma tradicional entidade espiritual da Jurema Sagrada, nas personificações de Caboclo, Mestre e Exu.

A Rede de Terreiros de Jaboatão junto com o Quilombo Malunguinho, abrindo as comemorações em torno de nosso herói, estará realização o I° Encontro de Jurema, com o Tema: Malunguinho entre o Histórico e Sagrado.


O Município de Jaboatão dos Guararapes sedia dois importantes eventos públicos voltados para as matrizes africanas: a Festa da Oxum, no Batoré (única para este orixá em Pernambuco, em julho) e a de Iemanjá, na praia de Candeias (a mais tradicional do Estado de Pernambuco). Um dos municípios de maior contingentes de engenhos e usinas de Pernambuco, também já foi um dos maiores contingentes de população de afro-descendentes.



REALIZAÇÃO:

REDE DE TERREIROS DE JABOATÃO DOS GUARARAPES

QUILOMBO CULTURAL MALUNGUINHO



INSTITUIÇÕES:

MNU – Movimento Negro Unificado

Centro Macambira

C3 – Coletivo Cultura da Cidadania

****


I° ENCONTRO MUNIPAL DE JUREMA

Programa:

1º Encontro de Jurema

26 de Setembro de 2009

  • 15h00minhs. Abertura

  • 15h15minhs: Louvação.

  • 15h35minhs. MESA DE ABERTURA:

Ø Autoridades e sacerdotes

  • 16h15minhs. VIDEO: Malunguinho, O Guerreiro do Catucá, O Rei da Jurema.

  • 16h55minhs. MESA REDONDA: Malunguinho : entre o histórico e sagrado

Mestre Tarcísio (mediador), Sandro de Jucá, João Monteiro, Pai Everaldo.

  • 17h 00minhs. Debate.

  • 17h30 – VÍDEO : A Ciência dos Encantados.

  • 18H00mins . Mesa Redonda: A Tradição da Jurema
  • (Sacerdotes, representações indígenas e Pesquisadores)

· 19h:00hs – Debate.

· 19:30hs – Lanche.

· 20:00hs – Encerramento.




CONTATOS:

JOAÕ MONTEIRO – 94284898 (MALUNGUINHO)

EDUARDO SANTANA- 87201832 (REDE DE TERREIROS)

JAMERSSON – 91913338 (C3)

EDUARDO JORGE – 88040721 (MACAMBIRA)

MAURICIO GALVÃO – 99477450 (MNU – JABOATÃO)


dundunmonteiro@yahoo.com.br

L'Omi.

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!