sábado, 4 de abril de 2009

Malunguinho no Cine PE 2009

O documentário, Malunguinho, O Rei da Jurema O Guerreiro do Catucá será exibido no Cine PE 2009 e está concorrendo ao prêmio de melhor documentário da mostra este ano.
***


Sendo o Cine PE o maior evento de Cinema do Estado de Pernambuco, onde diversos vídeos, documentários, longas e curtas metragens do Brasil e do mundo são exibidos, o documentário dos jornalistas João Batista Jr., Diogo Mendes e Luíz Otávio, Malunguinho, O Rei da Jurema O Guerreiro do Catucá, após ter concorrido com diversos curtas na pré-eliminatória, venceu a fase, será exibido e está concorrendo ao prêmio de melhor documentário na mostra.

O vídeo, que foi fruto da conclusão do curso de jornalismo (TCC) dos Diretores João Batista, Diogo Mendes e Luíz Otáviodo naUniversidade Católica de Peranmbuco (UNICAP) 2008, recebeu nota máxima da banca examinadora, que fizeram comentários de grande vailia sobre o filme e reafirmaram a importancia de tal documentário na contribuição da afirmação do papel do negro em Pernambuco no século XIX, além da importância histórica do tema, já que poucas pessoas conhecem Malunguinho como personagem forte da contrução da personalidade e forma de vida socio-político-cultural do Estado.

O documentário mostra a relação do Malunguinho Histórico, e o embate afirmativo do povo da Jurema Sagrada de Pernambuco na preservação da memória deste grande líder quilombola no imaginário da Jurema do Nordeste, deisificando-o e fazendo dele o Malunguinho Divino, o Rei da Jurema, título este pertencente unicamente a ele, pois é o único a se apresentar espiritualmente em três formas: Mestre, Caboclo e Exú dentro do culto. A relação fortimente indígena da divindade remonta claro a vivência cotidiana dos negros do Quilombo do Catucá com os índios dos entornos da localidade que se iniciava as margens do Rio Beberibe entre Recife e Olinda (próximo ao Nascedouro de Peixinhos) e se estendia até a Cidade de Goiana na Zona da Mata Norte pernambucana.

Em 18' minutos o publico poderá presenciar a mais requintada qualidade jornalística e cinematográfica já feita nos vídeos pernambucanos, contando com falas de muita importância e depoimentos de de professores como o Marcus Carvalho PHD em História e um dos primeiros a escrever sobre os Malungos do Recife em seu antológico e importantíssimo livro Liberdade - Rotinas e Rupturas do Recife 1822 a 1850, também a fala do Mestrendo em Ciências da Religião, o Historiador e agitador cultural Jõao Monteiro que tratará em sua dissertação o tema Malunguinho e sua deisificação. Babalorixás e Iyalorixás, Mestre e Mestras Juremeiras também tiveram suas falas garantidas no documentário, sacerdotes como Sandro de Jucá, Mãe Lúcia de Oyá deram um toque muito especial ao tema religiosidade, tema transversal e crucial do documentário.

O trilha sonora foi feito e produzido pelo Sacerdotando (Juremeiro e Iyawò), Percussionista, Produtor Fonográfico e Pesquisador Alexandre L'Omi L'Odò, que realizou grandes temas de percussão para compor o clima ideal para o vídeo. Participações como a do professor Sandro Guimarães de Sales (com seu violão de ouro) e do Mestre Galo Preto, além do Coral da Jurema Sagrada de Malunguinho, organizado pelo produtor do trilha, dão sem dúvidas uma cara de novidade e dinamismo à película. Diz o produtor do trilha que "lançaremos depois de terminar a produção o CD com o trilha completo, que está lindo, em especial porque registramos cantigas ainda não conhecidas e muito antigas de Malunguinho na Jurema".

Contando com o apoio integral, e até mesmo o "dedo no bolo" do Quilombo Cultural Malunguinho, a parceria na construção da obra foi super relevante, sabendo que os pesquisadores do Quilombo são os melhores especialistas no momento sobre Malunguinho, tanto histórico quanto Divino, pois todos da entidade são iniciados nos cultos afro indígenas e vivenciadores da construção da memória do líder Quilombola Malunguinho em PE. "O vídeo tem um perfil pedagógico, podendo se enquadrar perfeitamente ao uso da Lei 11.465/2008, e da lei estadual 13.298/2007 a lei da Semana da Vivência e da Prática da Cultura Afro Pernambucana, a lei de Malunguinho aprovada com total iniciativa na assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco pelo Dep. Isaltino Nascimento e o Quilombo Cultural Malunguinho, com apoio de diversos movimentos culturais e sociais, e não poderemos perder esta oportunidade de passar ele nas escolas", diz Alexandre L'Omi L'Odò.

Contudo, a exibição do vídeo espera poder levar muitos Juremeiros, Povo de Terreiro, historiadores e pesquisadores além de público em geral para lotar no dia 26 de Abril no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, localizado na Rua Henrique Dias 609 - Derby - Recife, todo povo para juntos eleger o vídeo como o melhor da Mostra de Cinema de Pernambuco 2009.



Serviço:
Documentário: Malunguinho, O Rei da Jurema O Guerreiro do Catucá / 2008.
Evento: Cine PE - Mostra de Cinema de Pernambuco 2009.
Local: Cinema da Fundação - Rua Henrique Dias 609 - Derby - Recife - PE
Horário: 19h.
Quanto pago? : Gratis.
Contatos: (81) 9265-9223/ 8887-1496


Esperamos todo@s lá!!

Nenhum comentário:

Quilombo Cultural Malunguinho

Quilombo Cultural Malunguinho
Entidade cultural da resistência negra pernambucana, luta e educação através da religião negra e indígena e da cultura afro-brasileira!